Quais as vantagens de armazenar arquivos em nuvem?

Já aconteceu de você estar trabalhando em um arquivo importante e, de repente, cair a luz e você perder todo o progresso? Ou será que seu computador já simplesmente travou ou teve qualquer outro problema que acabou comprometendo seu trabalho? Essas ocorrências, bastante comuns durante a era em que a internet e a tecnologia ainda não eram tão evoluídas como hoje, felizmente não precisam mais ser realidade, já que ao se optar por usar uma boa plataforma de armazenamento de arquivos na nuvem é possível ficar livre de inúmeros riscos, tendo seus arquivos sempre seguros e acessíveis. Quer saber que vantagens específicas a nuvem oferece para o armazenamento de arquivos? Então acompanhe:

Segurança inabalável

Para quem trabalha com computadores o dia todo, uma falha mecânica tem enormes chances de representar uma séria ameaça à produtividade. Nesse cenário, relatórios importantes podem ser completamente perdidos na ocorrência de uma simples queda de energia no prédio da empresa, por exemplo. E mesmo que exista uma política de realização de backups, essas cópias de segurança estão sempre defasadas. Um verdadeiro pesadelo! Mas ao usar um bom sistema de armazenamento de arquivos na nuvem, os dados ficam seguros de falhas e acidentes, sempre disponíveis e atualizados.

Envios facilitados

Ao trabalhar em conjunto com outras pessoas, é muito fácil se perder em meio às várias respostas de e-mails, cada uma contando com um anexo diferente. No fim, qual é a versão mais atualizada? Pois usando um sistema de armazenamento na nuvem, como o Google Drive, por exemplo, é possível compartilhar arquivos com colegas de forma que tudo seja editado diretamente no documento original, devidamente assinalado e salvo por quem o editou.

Espaço liberado

Para qualquer empresa que trabalhe com computadores no dia a dia, considerar o quanto de espaço cada um precisa para armazenar arquivos faz parte do pensamento estratégico. Assim, se forem acumulados muitos documentos pesados, o sistema pode ficar sem espaço para a inclusão de novos arquivos. No caso da utilização de um serviço de armazenamento na nuvem, boa parte desse acúmulo é significativamente diminuída, já que o serviço passa a atuar como um disco rígido remoto, liberando as memórias das máquinas físicas.

Aplicatiovos mobile

A maioria dos melhores sistemas de armazenamento de arquivos na nuvem conta com bons aplicativos móveis que ajudam ainda mais na otimização da produtividade. Assim passa a ser possível acessar os arquivos a partir de um smartphone ou um tablet, por exemplo, permitindo que se trabalhe neles mesmo estando fora do escritório e longe de um computador. Esse é o caso do Google Drive, que, além de ter essa vantagem, pode ser acessado de qualquer lugar, bastando apenas que se tenha acesso à internet, além de fazer seu login na conta.

Colaboração simultânea

Considerado como um dos melhores sistemas de armazenamento de arquivos na nuvem, o Google Drive traz algumas vantagens que podem representar grandes ganhos de produtividade para uma equipe. A principal delas é a possibilidade de trabalhar no mesmo arquivo com outras pessoas em tempo real. O aplicativo conta, ainda, com um chat interno, que facilita a comunicação entre as pessoas on-line naquele documento. O Drive também oferece um competente controle de alterações, mostrando, em detalhes, quem fez mudanças e exatamente quando.

Disponibilidade de plataformas

Não importa se parte da sua equipe usa Windows e outra usa Mac ou Linux, porque um bom serviço de armazenamento na nuvem funciona igualmente em todos esses sistemas operacionais. Assim, em qualquer desses ambientes é possível aproveitar as vantagens de ter seus dados em uma rede remota.

Recuperação simplificada

Ao trabalhar com documentos importantes, pode ser que alguma alteração seja feita de forma errada e o arquivo seja salvo mesmo assim. Parece que tudo está perdido, não? Pois no caso de ferramentas como o Google Drive, toda alteração feita nos arquivos pode ser revertida, mesmo aquelas feitas há muitos dias. Além disso, o usuário consegue recuperar arquivos deletados que ainda estejam na lixeira e tenham sido apagados por engano. Nada mais de desespero por um clique no lugar errado!

Já ficou claro que o Google Drive é a solução que a sua empresa precisa, não é mesmo? Então o que ainda está esperando para fazer o investimento certo? Acesse o site da Qi Network e saiba como trazer os aplicativos do Google para dentro da sua empresa!

 

Fonte: https://www.qinetwork.com.br/quais-as-vantagens-de-armazenar-arquivos-em-nuvem/

Os comentários estão fechados.