Virtualização de Servidores – Hotéis Porto Sol Quality

Os Hotéis Porto Sol Quality – Ingleses e Beach – Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis, são Hotéis que atendem tanto às demandas de temporada de verão, quanto eventos comerciais. Ambos os Hotéis possuem ótima infraestrutura e excelente localização, com uma intensa movimentação de hóspedes e visitantes em dias de eventos. Por essa razão, o Hotel precisa disponibilizar serviços em tempo integral e a infraestrutura de TI, como parte do negócio, não pode deixar de funcionar.

Diagnóstico

Em junho de 2013, quando iniciamos o atendimento, observamos no Hotel Porto Sol Quality,que apesar do cliente possuir um CPD adequado e alguns equipamentos de ótima qualidade, faltavam serviços básicos de rede, que causavam em alguns casos, suspensão do sistema ou perda de acesso dos colaboradores. A nossa avaliação levou em conta os equipamentos existentes, a possibilidade de expansão de hardware, o tempo de fabricação e a conformidade dos softwares em uso.

Icon-Hyper-V

ORIENTAÇÃO

Avaliamos a necessidade de melhor controle dos dados da empresa, rotina de backup diário, políticas de acessos dos usuários, monitoramento da Internet, padronização dos serviços instalados e da mesma forma, a atualização das versões de Sistemas Operacionais com um melhor aproveitamento dos recursos com as ferramentas disponíveis. Além disso, seria importante disponibilizar acesso entre os hotéis para o processamento remoto de algumas aplicações de RH e Contabilidade. As soluções que propomos para estas necessidades, foram contempladas com o uso de Virtualização de Servidores, propondo a plataforma de virtualização Hyper-v do Microsoft Windows Server 2012 R2, com o fornecimento das licenças dos softwares necessários, assim como, alguns itens de hardware adicionais.

IMPLEMENTAÇÃO

Para adequação ao que foi proposto, instalamos o servidor físico (Host de virtualização), 2 servidores virtuais Windows, em conformidade com a Licença adquirida (Windows Server 2012 Standard) e 1 servidor virtual Linux. Os serviços foram divididos em Controlador de domínio, WTS (Windows Terminal Services), Servidor de Arquivos, Controle da Internet e Backup dos servidores virtuais. A equipe de Analistas e Consultores da Redcon efetuou as configurações do novo ambiente, onde os usuários foram devidamente orientados, se adaptando tranquilamente. Além disso, a equipe inteira de consultores e analistas de suporte, mantiveram-se à disposição até a estabilidade final com a entrega do Projeto.

FIDELIZAÇÃO

A infraestrutura de TI já padronizada, organizada, segura e escalonável, permitiu ao cliente uma maior dedicação à captação de novos negócios e dispensar a sua atenção em outras áreas da empresa, visto que a TI agora não seria mais motivo de preocupação. O atendimento pós projeto, ficou garantido por um contrato de suporte técnico para toda a Infraestrutura de TI, tanto para atendimento, quanto manutenções preventivas.