Inovação como estratégia competitiva coloca pequenas e médias empresas em destaque no mercado

Independentemente do tamanho do seu projeto, a inovação é o caminho natural para a evolução do seu empreendimento. Em um mercado cada vez mais competitivo, é possível pensar em maneiras para abrir vantagem em relação aos concorrentes, como desenvolver novos produtos e serviços que atraiam a atenção dos consumidores e despertem o desejo de compra. Dessa forma, apostar em ferramentas tecnológicas que facilitem o dia a dia e suportem a expansão do seu negócio pode ser um forte diferencial.

Um levantamento realizado pela consultoria McKinsey (Innovation and Commercialization) indicou que as empresas que formalizam as prioridades deinovação e uma estratégia bem resolvida têm resultados significativamente elevados do que aqueles que não o fazem.

Porém, é importante ressaltar que, nem sempre, a inovação está diretamente conectada a novas ideias. Na verdade, trata-se de uma mudança de pensamento, de estar aberto a adotar novos processos e implementação de novos conceitos.Empreendedores, por muitas vezes, deixam a inovação de lado por acreditar que algumas ideias não cabem dentro de uma pequena empresa, e acabam deixando de a adotar um novo produto ou serviço porque o consideram caro ou demorado. Porém, se você quer abraçar novas oportunidades e aumentar o alcance do seu negócio, é preciso deixar de lado a resistência a inovação.

O melhor começo para quem deseja usar a inovação como estratégia competitiva no mercado é o uso das ferramentas corretas e que impulsionam o crescimento de sua empresa. A nuvem, por exemplo, ajuda na criação de posturas inovadoras dentro das companhias e não deve ser descartada como um primeiro passo na construção de umacultura de inovação organizacional. Pequenas, médias e grandes empresas estão abraçando cada vez mais a ideia de transformação para a nuvem.

E por qual razão as empresas estão movendo para a nuvem? Simples: boa parte da nova geração de aplicação de negócios roda em nuvem e oferece flexibilidade para todas as áreas das empresas, como RH, marketing, compras, vendas e etc, além de promover integração para automatizar os processos das organizações. As soluções em nuvem estimulam a eficiência, reduzem custos, oferecem mobilidade, segurança e maior produtividade para as equipes de empresas de todos os tamanhos.

E por onde você pode começar para dar o primeiro passo rumo a transformação para a nuvem em sua empresa? A Microsoft tem o Office 365, que é o Office que você já conhece, com Word, Excel e Power Point, só que na versão em nuvem,oferecendo para seus colaboradores a possibilidade de trabalhar à distância, aumentando a produtividade e otimizando a forma de trabalho. Um belo início para incentivar a inovação em sua empresa.

Além disso, o Office 365 também oferece outros produtos que dão suporte a um mundo mais móvel e conectado, como o Skype for Business, que faz reuniões à distância e ligações gratuitas por meio do software; Sharepoint, para compartilhar e armazenar informações de qualquer dispositivo; OneDrive, para armazenar e compartilhar documentos com clientes e parceiros utilizando todo o poder que a nuvem tem a oferecer e o Exchange, seu e-mail corporativo.

O segundo passo dentro do projeto de evolução de sua empresa dentro da nuvem é o Microsoft Azure, plataforma em nuvem da Microsoft. Trata-se de uma coleção crescente de serviços integrados, computação, armazenamento, dados, rede e aplicativos, que ajudam você a avançar mais rápido, realizar mais e economizar dinheiro – o que permite que sua empresa cresça com eficiência sem estourar seu orçamento, uma vez que o Microsoft Azure oferece a escalabilidade que você precisa para momentos sazonais e não requer mudanças de infraestrutura para começar a rodar.

E se você precisar diminuir recursos por conta de um período de inatividade, como por exemplo, férias de um colaborador ou férias coletivas, tudo bem: o Azure permite que você modifique seus cenários de uso, aumentando e diminuindo quando precisar. Além disso, não existe mensalidade fixa ou compromisso de longo prazo. O Azure se adapta ao momento que sua empresa está vivendo.

 

Fonte: http://www.pensandogrande.com.br/inovacao-como-estrategia-competitiva-coloca-pequenas-e-medias-empresas-em-destaque-no-mercado/

Os comentários estão fechados.